O comércio internacional e, consequentemente, a atividade exportadora têm crescido muito nas últimas décadas, o que de fato, contribui de forma muito significativa para o desenvolvimento econômico e social de todos os países, inclusive do Brasil.

 

As exportações proporcionam diversas vantagens, sobretudo, para as empresas. Podemos citar desde a incrementação do faturamento, uma melhora da rentabilidade e na produtividade e, como resultado, a elevação da qualidade dos produtos. E por encarar novos desafios com competidores externos, a empresa tende a crescer e evoluir cada vez mais.

 

Mas infelizmente, exportar não é uma tarefa fácil. A falta de familiaridade com os processos, as oscilações das taxas de câmbio, as diferenças culturais, entre outros fatores externos, são alguns exemplos dos obstáculos encontrados por diversas empresas.

 

Existe ainda outro problema ao qual o nosso país está relacionado: a ausência de uma política de comércio exterior que possa viabilizar a previsibilidade para os negócios de exportação. Por isso, o avanço na inclusão de mercados externos só consegue se desenvolver corretamente, se for traçada uma estratégia com planejamento a longo prazo. 

Dessa maneira, uma empresa consegue enfrentar os concorrentes e os desafios associados a exportação, tendo em vista possíveis parcerias com clientes estrangeiros. 

 

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