Uma das principais paixões da Funchal são os caminhões e, para representar um pouco desse nosso amor, fazemos a Sessão Caminhões, para que outros conheçam os principais modelos que fizeram parte da história desse meio de transporte que até hoje é tão importante para o desenvolvimento do país e de todo o mundo.

Mercedes- Benz L 312
Mais conhecido como Torpedo por conta do cofre de motor, muito fino e comprido, o Mercedes 1957 Modelo 312 foi o primeiro modelo de caminhão Mercedes fabricado no Brasil. Com motor a diesel de seis cilindros em linha, injeção indireta e 100 cavalos de potência-DIN, ele tinha como principal característica a melhor queima de combustível, evitando a exaustão de fumaça negra.

Fiat FNM
O modelo Fiat FNM-180 originou-se do caminhão italiano ‘’Mille’’ Alfa Romeo, fabricado na Itália entre os anos de 1958 e 1964. Tão logo quanto 1970, o caminhão da Fiat já fazia parte do cenário da estrada Rio-Petrópolis, ganhando assim o país. Na linha FNM-180, surgiram mais 5 versões básicas: 180 N, 180 C, 180 L, 180 N3 e 180 C3. Com embreagem monodisco a seco e comando hidráulico, o caminhão possuía 8 marchas à frente e 2 à ré, com faixa larga e um sistema confiabilíssimo de freios.
Registrado como um dos caminhões mais charmosos que já foram fabricados, o Fiat FNM foi classificado ainda como um dos mais confiáveis e resistentes, com um motor de baixa rotação e muita força, e pode ser considerado ainda um caminhão atual e moderno.

R440 Scania
Definido basicamente como um caminhão para longas distâncias. Disponível em trações 4×2 e 6×2, o modelo R440 oferece doze combinações de número de eixos de reboque e altura de cabine.
Todos os modelos contam com motor de 13 litros de seis cilindros com 446 cv a 1.900rpm e torque de 234,5 kgfm entre mil e 1.300 rotações, além da tecnologia SCR de redução catalítica dos poluentes através do aditivo Arla 32, que a Scania optou para se adaptar às normas do Proconve P7.

Chevrolet C6500
O modelo C6500 tem esse apelido por ter sido o primeiro caminhão da marca Chevrolet a ser fabricado no Brasil. Sua cabine era baseada na picape americana “Advance Design”, porém possuía a frente da “Task Force”. Sua produção aqui no país foi iniciada em 1958 e durou até 1964, quando foram substituídos pela linha C-10.

FNM D-11.000
FNM é a sigla para Fábrica Nacional de Motores, a estatal que foi a primeira fabricante de caminhões no Brasil. E um dos seus caminhões que mais se destacou foi o modelo D-11.000, com motor de seis cilindros, todos de alumínio de 150cv. Tinha o apelido de “Barriga d’água” por conta do vazamento de água no bloco em cerca de 30% dos veículos no primeiro ano, que foram trocados gratuitamente pela empresa.

Mercedes L-1113
O Mercedes L-1113, surgiu no Brasil em 1969 como um sucessor do modelo 1111. Ele foi bastante popular na década de 70, sendo um dos caminhões mais vendidos no país principalmente por conta da sua cabine suspensa por molas e os seus dois amortecedores de dupla ação, que o tornavam um dos modelos mais confortáveis da época.

Fique de olho nas nossas redes sociais! Estamos sempre postando sobre os modelos mais famosos que já rodaram por essas estradas.