Por ser um país com enorme extensão territorial, o Brasil necessita de uma grande rede de transporte capaz de deslocar pessoas e mercadorias, e atualmente, é possível encontrar três modais responsáveis por promover essa locomoção.

 

As rodovias não só foram como ainda são os principais meios de fluxo de bens e indivíduos. A construção de estradas foi estimulada para favorecer a entrada de empresas estrangeiras do setor automobilístico, facilitando a construção de polos industriais automotivos em território nacional a fim de ampliar a geração de empregos, além de interligar regiões que até então eram desconectadas.

 

A malha ferroviária foi o principal meio de transporte até o final do século XIX, tendo o seu auge na economia cafeeira, o que por essa razão, a consolidou na região sudeste. Apesar do custo de construção ser elevado, os gastos com manutenção eram baixos, o que mesmo assim, não impediu o sucateamento e desativação de muitas linhas férreas.

 

Por fim, temos o transporte hidroviário, que conta com baixa representatividade no sistema de deslocamento brasileiro. Apesar do seu alto potencial, as hidrovias são pouco exploradas por aqui, e isso pode ser explicado pela alta concentração de investimentos nas rodovias e a existência de muitos rios de planalto, que exigem obras de correção.

 

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